Minha lista de blogs

10.7.10

Aposte nas mechas nos cabelos para mudar o visual

Quando se fala sobre mudar o visual o cabelo é o primeiro item que vem em mente. Para quem já adotou um corte preferido e não quer mudar a cor, clarear algumas mechas é uma boa opção para um efeito diferente. Luzes, reflexos, mechas, balaiagem ou californianas? As várias nomenclaturas e técnicas confundem na hora de escolher a melhor forma. Tire a dúvida antes de fazer uma visitinha ao cabeleireiro.

Luzes
A técnica de luzes consiste em clarear mechas muito finas em todo o cabelo, tanto na parte superior quanto inferior. A cor escolhida para as luzes é normalmente de um a três tons mais claros do que a cor predominante do cabelo. É indicado para mudar levemente o visual e quebrar a monotonia de um tom uniforme. As luzes bem feitas se misturam à cor do cabelo dando um aspecto bem natural de clareamento. Porém, é possivel fazer luzes negativas, quando se pinta mechas finas e mais escuras. O tempo para manutenção deve ser de no máximo três meses. Divulgação, TV Globo/hagah
O tom loiro dos cabelos da apresentadora Fiorella é detacado pelas luzes

Reflexo

A diferença para as luzes é que nos reflexos são clareadas mechas mais largas, feitas com papel alumínio. O efeito é mais definido, aparecendo mais a mudança. O aconselhável é refazer os reflexos a cada dois ou três meses.
Flávia Alessandra com reflexos A atriz Flávia Alessandra apostou nos reflexos


Balaiagem (ou balayage)
A diferença da balaiagem para as outras é que ela não é feita na cabeça inteira, é um clareamento mais superficial. A técnica é aplicada apenas na parte superior ou nas têmporas. É indicada para quem deseja um efeito mais leve e quer começar a clarear os cabelos aos poucos. Mariana  Ximenes com balaiagem

Os cabelos da atriz Mariana Ximenes tem efeito balaiagem

No processo, o cabelereiro puxa mechas fininhas com um pente de dentes largos ou um pincel e passa a tintura a mão livre nos cabelos mais curtos, e nos cabelos compridos pode ter ajuda de papel laminado. O retoque também pode ser feito entre dois e três meses.

Mechas
Clareia-se ou colore-se mechas largas. Normalmente, os tons escolhidos contrastam bastante com a cor predominante dos fios. As mechas são bem marcadas, feitas em regiões estratégicas para acentuar o rosto.

Mechas ou luzes californianas
Esta técnica imita os cabelos dos surfistas das praias da Califórnia, nos Estados Unidos. Acostumados a passar parafina nos cabelos, que com o sol clareia, especialmente nas pontas, que são mais sensíveis. O topo da cabeça fica na cor original e o cabelo vai clareando em degradé ao longo do comprimento. A manutenção para este tipo de mechas pode ser feita mais espaçadamente, entre 4 e 5 meses.
Em cabelos pretos pode-se usar as californianas em tons quentes, como vermelho e marrom acobreado.

Pitty e Fernanda Lima, mechas californianas Pitty e Fernanda Lima com mechas californianas nos cabelos

Meia aquece e da charme a qualquer produção

Além de aquecer, as meias tornaram-se protagonistas das produções invernais. Combinadas com botas, sapatos e até sandálias, deixam o look moderno, clássico ou descolado. É só escolher o modelo, a cor e usar a imaginação.

Nesta temporada, porém, há uma surpresa. Além das meias-calças de fios grossos, as 7/8, 3/4 e soquetes também são boas pedidas. Com elas, a produção ganha ar retrô.

O segredo é se inspirar nas colegiais. Meia soquete vai bem com salto ou com a barra da calça dobrada. As 3/4 ficam lindas com saias até o joelho e por cima das meias-calças. As 7/8 dão o toque final em saias curtíssimas.

Pretas
- Encare: com roupas ou sapatos e sandálias pretas ou escuras. Como fundo para sapatos coloridos ou metalizados.
- Perigo: com roupas muito decotadas ou claras. Com sapatos esportivos ou tênis.

Claras
- Encare: se tiver pernas finas. Com roupas de tonalidades naturais e sapatos claros, ou com roupas estampadas e coloridas (equilibram as cores).
- Perigo: formando contrastes com a roupa (ex.: roupa e sapato preto e meias claras). Se tiver pernas ou quadris volumosos.

Com desenho de tule, rede ou trança
- Encare: como detalhe principal em produções.
- Perigo: com sapatos rasteiros ou esportivos. Se tiver pernas ou quadris volumosos ou pouca altura.

Ornamentadas
- Encare: com sandálias de salto grosso, mocassins, botas e abotinados esportivos. Escarpins e sandálias de salto fino combinam mais com meias finas, rendadas ou de tramas delicadas.
- Perigo: mulheres com panturrilha ou pernas grossas só devem usar com calças compridas, saias alongadas ou fendas que deixam a mostra a textura da meia. As mulheres de pernas finas devem evitar cores escuras, preto liso ou desenhos verticais. Cinza, beges, caramelo e desenhos pequenos e arredondados são mais adequados. Meias texturizadas não combinam com roupas estampadas ou incrementadas.foto: Tadeu Vilani

Arrastão
- Encare: com comprimentos próximos ao joelho. Com saias muito curtas só em quem é muito moderno ou jovem, pois pode vulgarizar o look. Use com sapatos abertos ou botas. E com look limpo para destacá-las.
- Perigo: com saia curta se não é jovem e está acima do peso.

Coloridas
- Encare: meias esportivas coloridas (mais foscas), como azul-royal, vermelho, musgo ou pink, usadas com roupas e calçados neutros, criam um ponto de interesse na produção. Use com sandálias, botas, escarpins e sapatos fechados.
- Perigo: com roupas caretas. Cor exige atitude e estilo moderno.

6.7.10

All Star!!!

Chuck Taylor All-Stars é o calçado mais bem sucedido da história, e tem desfrutado grande tendência graças a um ressurgimento da moda old school. Até o fim do século XX, foram vendidos mais de 750 milhões de pares no mundo inteiro. Já não parecem ser usados pelo seu principal alvo, o basquete (pelo menos na esfera profissional), e foram transferidos como sapatos modernos, sendo bastante utilizados por adolescentes. Alguns gostam tanto do tênis que fazem uma coleção deles.

Na década de 1950, o sapato havia se tornado popular entre muitos fãs de rockabilly. Os fãs de punk rock adotaram o tênis como uma tendência de moda até o fim da década de 50. Voltou à moda na década de 90, graças a Kurt Cobain.

No Brasil a marca Converse é produzida pela empresa Coopershoes