Os jovens de hoje estão usando roupas cada vez mais coloridas. Quem passeia pelos corredores dos shoppings da cidade, ou no saguão dos cinemas, pode perceber que esses ambientes ganharam mais vida, devido a essas roupas com cores alegres e chamativas. Há cerca de um ano, calças com tons vibrantes estão vestindo pelo menos um adolescente de cada grupo de amigos. As pessoas na faixa dos 40 anos, que eram jovens nos anos 80 e curtiam bandas como Utraje a Rigor, Sempre Livre e Titãs, percebem que tudo o que está na moda hoje, era exatamente - ou um pouco mais modernizado - do que usavam naquela época.
O Gente Jovem circulou por shoppings da cidade e conversou com alguns desses adolescentes coloridos, para saber de onde surgiu, de acordo com os próprios usuários, essa nova modinha entre eles. A resposta foi unânime: foram influenciados pelas bandas Restart e Cine, que estão bombando no mercado musical brasileiro.
Muitos deles sequer sabem que os jovens dos anos 80 também usavam roupas com bastantes cores. Não tinha nem ideia que era uma moda dos anos 80, relata Amanda Sena, de 14 anos. Ela ainda conta que nunca tinha visto ninguém usar calças coloridas antes dessa nova moda surgir. A mesma constatação foi feita por Jonathan Silva, 15 anos, que ficou surpreso em saber que os jovens daquela época usavam roupas coloridas, como ele e seus amigos vestem hoje. Com 5 meses usando esse tipo de roupas, o adolescente conta que gosta de seguir essas novas modinhas que surgem de tempos em tempos.
Passeando pelo shopping com suas calças vermelhas, John Lennon, de 18 anos, demonstrou que está atento às tendências: é sempre bom estar mudando o estilo, enfatizou com segurança. Quando o repórter circulou mais um pouco perto do saguão dos cinemas, foi difícil não reparar nas calças verde-limão que Gustavo Garcia, 13 anos, estava vestindo. Questionado sobre suas peças de roupa, ele afirmou que gosta de estar por dentro do que todos estão usando: vi que era moda isso na adolescência, então comecei a usar.
Alguns adolescentes já sabiam dessas influências dos anos antigos no que eles estão usando hoje. É o caso de Larissa Domingues, 14 anos: no tempo da minha mãe já usavam essas calças coloridas, eu sei que isso é coisa bem antiga. Ela, que além das já citadas calças coloridas usava um óculos que remonta à década de 80, revelou achar muito legal pegar referências do passado para montar o seu look.
A explosão de cores nos adolescentes vai da cabeça aos pés. A vendedora de uma loja de tênis, Thaice Lima, disse que essa loja foi criada para vender o que está na moda. Na loja podem ser encontrados tênis dos mais variados tipos, mas com uma coisa em comum: muitas cores chamativas. Além de todo esse colorido nos sapatos, até os cadarços entraram nessa onda. Podem ser encontrados em tons laranja, vermelho, rosa, roxo, verde... Quanto mais colorido for, mais eles gostam, revela Thaice.
Fenômeno da Internet
A banda Restart, que vem fazendo a cabeça dos jovens de hoje, surgiu da Internet. A banda é formada por amigos de escola, que se reuniram para um festival de música no colégio. Pedro Lanza, Thomas, Lucas Kobayashi e Pedro Lucas - todos na faixa dos 17, 18 anos - apostaram em músicas do estilo rock romântico, com letras tratando do universo teen, e conquistaram milhares de fãs pelo País.
As roupas coloridas dos integrantes da banda - que já podiam ser vistas em bandas como o Cine - chamaram a atenção dos adolescentes, se tornando referência para ditar a modinha de hoje. De todos os adolescentes entrevistados para essa reportagem, nenhum deixou de citar a banda Restart como uma de suas preferidas no momento.